Paraná Grandes Marcas Delta Cable | Um mundo de tecnologia e informação

4:22 PM

No último dia 10, participamos do lançamento do livro - Paraná Grandes Marcas - que reúne a história e os valores da Delta Cable e de marcas consagradas como ícones da identidade e da cultura paranaense.

Luiz Carlos Lenzi e Reinaldo Augusto Pavão | Reprodução Facebook Grupo Amanhã

Ao longo de seus 24 anos, a Delta Cable que é reconhecida por ser um distribuidor de valor agregado, expandiu seu mercado de atuação com propostas de soluções para diversas áreas da tecnologia da informação que convergem e se integram, como segurança eletrônica, cabeamento estruturado, Pon Lan, FTTx, data center e equipamentos de testes e ferramentas.

Um mundo de tecnologia e informação

Uma empresa que carrega seu core business junto ao nome. O “cable”, representado na logomarca por um cabo e dois conectores, remete ao foco da companhia em cabeamento estruturado. O “delta” é uma referência à letra grega que representa convergência e crescimento. Assim, em maio de 1994, a partir da união de amigos que trabalhavam juntos numa multinacional com expertise em cabeamento, nasceu a Delta Cable. Como sócios, Ronaldo Hellwig, Reinaldo Augusto Pavão e Luiz Carlos Lenzi reuniram a bagagem e a experiência que tinham para a formação da nova companhia. Assim, tão logo a empresa começou a funcionar, seus parceiros já expunham em suas paredes a marca da companhia, sinalizando que eram revendedores Delta Cable. A Delta iniciou seus trabalhos em Curitiba. O princípio foi turbulento: com alta inadimplência, a empresa quase fechou as portas. Mas os sócios somaram suas economias, colocaram a empresa nos trilhos e deram continuidade ao negócio. Superados os desafios iniciais, a Delta iniciou um processo de rápida expansão.

Para atender às demandas dos seus clientes, a proposta da companhia era estar presente nos três estados do Sul, com atendimento a pronta entrega e mais próximo dos revendedores. Seguindo essa estratégia, as primeiras filiais foram abertas em Porto Alegre, Joinville, Florianópolis e Cascavel. Depois de marcar seu território na região Sul, a empresa seguiu a expansão para São Paulo e Belo Horizonte. Recentemente, a companhia abriu uma filial na Flórida (EUA). A subsidiária Delta Cable Americas foi estruturada dentro de um planejamento estratégico de expansão da atuação da marca nas Américas Central e do Sul. Além do atendimento ao mercado norte-americano, a filial possibilita vendas FOB (Free On Board) – nas quais o distribuidor remete diretamente do exterior – para todos os seus clientes do Brasil, elevando a competitividade da companhia no mercado nacional. O atendimento ao território latino-americano se complementa com a disponibilidade de um representante da companhia no Chile e outro na Colômbia. Hoje, a estrutura da Delta Cable é composta por uma matriz, sete filiais e dois escritórios comerciais, além de uma plataforma e-commerce no Brasil, onde, com autonomia e comodidade, os clientes têm acesso às melhores condições e suporte completo na aquisição de commodities.

A expansão na Delta aconteceu não somente em dimensões físicas, mas também no  seu campo de atuação. Hoje, a empresa é uma distribuidora de produtos para infraestrutura de redes, tais como cabeamento óptico e metálico, câmeras IP, VMS, controle de acesso, alarmes de intrusão, matrizes para video wall, etiquetadora, rack servidor, switch de rede, piso elevado, rádios, injetor PoE, máquina de emenda óptica, testador e certificador de rede e muito mais. A convergência tecnológica foi o motor propulsor dos novos modelos de negócios para a companhia curitibana.

Ao longo de seus 24 anos de operação, a empresa expandiu o nicho e passou a atender muito mais que seu mercado inicial. Na diversificação dos negócios, manteve o cabeamento como core – o serviço ainda responde por 50% do faturamento –, mas incorporou outras soluções ao seu portfólio. Dessa forma, a companhia foi se consolidando como uma empresa de IT solutions – soluções em informática e telecomunicações. E passou a ser considerada pelos seus clientes como uma distribuidora de valor agregado, com propostas de soluções para diversas áreas da tecnologia da informação que convergem e se integram, como segurança eletrônica, cabeamento estruturado, pon lan, FTTx, data center e equipamentos ativos de teste e ferramentas. Essa expansão e a busca constante por soluções mais completas foi conectada com as necessidades de cada um dos seus clientes e dos consumidores finais. A Delta acredita na tecnologia como fator de integração de todos os setores de uma empresa.

À frente de seu tempo

A inquietude e a inovação fazem parte do DNA da Delta Cable. Desde sua fundação, a companhia investiu na busca por novas soluções e tecnologias para apresentar aos clientes – não só acompanhando a evolução tecnológica, mas transformando seu negócio e de seus parceiros, gerando e aumentando o valor agregado. Esse viés inovador foi aplicado também para a transformação da estrutura interna. Dos departamentos inicialmente estáticos e individualizados, a Delta passou para uma gestão colaborativa e com interdisciplinaridade. A política também rendeu maior agilidade e rapidez nos processos. Seguindo essa estratégia, e no contexto de um novo cenário tecnológico, a companhia criou um departamento específico para prestar suporte técnico tanto para os clientes quanto para as equipes comerciais.

Outra motivação da Delta para buscar inovação é atender à demanda, de forma personalizada, para cada cliente, com o relacionamento pautado pela proximidade, transparência e comprometimento. Juntamente com instaladores, provedores de internet e integradores, a Delta se faz presente na rotina dos clientes. Manter os laços estreitos com o mercado permite entender de forma assertiva as suas necessidades, sejam técnicas, financeiras, comerciais ou de capacitação e treinamento. A Delta disponibiliza ainda aos usuários finais visitas técnicas de seus representantes, para que a equipe conheça melhor o projeto e ofereça a melhor solução tecnológica, levando em conta a relação custo-benefício.

Com o relacionamento próximo aos clientes, a Delta Cable se mantém antenada ao mercado, coletando informações a fim de aprimorar e ampliar seus serviços. A companhia também promove eventos de relacionamento, a fim de incentivar a troca de informações e compartilhamento de ideias. Além disso, para acompanhar a inovação e oferecer serviços e produtos de última geração para os seus clientes, a empresa participa ativamente de feiras, congressos e eventos nacionais e internacionais. Assim, a Delta se conecta com as novidades do segmento tecnológico, com novos conceitos e produtos, aplicando-os à sua proposta de IT solutions. Ainda no âmbito da inovação, outra política empregada pela companhia é o investimento constante em treinamentos para envolver os colaboradores com as tecnologias e atualizações do mercado. Em contrapartida, a companhia recebe o comprometimento e o engajamento de seus funcionários nos projetos executados.

Parceria de sucesso

A Delta Cable não só tem seu nascimento ligado à Furukawa, a partir da união de funcionários da companhia, como ainda compartilha dos valores e princípios da fabricante japonesa. O DNA de disciplina, regras e controles, somado à busca constante por inovação e excelência nas suas soluções são marcas de ambas as companhias e sustentam a parceria.

Essa articulação das duas empresas se dá também com o compartilhamento de experiências e diálogo entre as áreas técnica e comercial, a fim de identificar a necessidade de melhorias e desenvolvimento de novos produtos. Aliando know how conforme as situações de mercado, as empresas convergem na prospecção de projetos junto dos consumidores finais. A Furukawa possui um departamento comercial direcionado para o desenvolvimento de novos negócios através dos seus Keys Account Managers. Nele, a companhia contata os clientes, apresenta seu portfólio e desenvolve soluções com a participação da Delta.

O relacionamento entre a Furukawa e a Delta Cable IT Solutions teve início em meados de 1994, com a Furukawa sendo a primeira parceira da distribuidora Delta Cable. A importância da fabricante para a Delta Cable é maior que o impulso e apoio na sua fundação. Essa parceria com a Furukawa fomentou o desenvolvimento de novos produtos e inovação na empresa curitibana.

A relação entre elas se estende para a filosofia e cultura em projetos socioambientais. Uma dessas ações é o projeto Green IT, da Furukawa, que é responsável por recolher todo o excesso de obras com cabos e retornar os resíduos à fabricante, que dá destino correto a eles. O case da Furukawa é somente um entre tantos exemplos do comprometimento da Delta com seus stakeholders. Construindo e consolidando sua trajetória em relacionamentos sólidos, éticos e transparentes, a companhia se aproxima de seu objetivo maior: oferecer as melhores soluções em informática e telecomunicações, mantendo o melhor atendimento e perpetuando seu nome como um distribuidor de valor agregado.

Share this

Recentes
Anterior
Next Post »