Dicas para administrar seu tempo no ambiente de trabalho

11:45 AM

Século 21. Tantas tecnologias disponíveis, nos possibilitando administrar uma imensidade de tarefas simultaneamente. Existem poucas coisas que nos limitam a fazer mais e mais coisas ao mesmo tempo. Uma destas é o nosso tempo. Quantas vezes você já escutou ou imaginou a seguinte frase:

- " Preciso de mais horas no meu dia" 

Ou então:

  - "Não tenho tempo"

            É fato que com o passar dos anos, empresas foram reduzindo custos e aumentando suas tecnologias, possibilitando que processos que antes eram realizados por vários funcionários, fossem acumulados podendo ser realizado por um número muito menor de pessoas, às vezes apenas um ou dois.  Mas estas mudanças podem não ser um fator determinante para a tal ‘’FALTA DE TEMPO’’ que tanto ouvimos hoje em dia.

            A administração do tempo, é fundamental para que possamos ser eficientes e eficazes em nossas atividades, tanto no âmbito profissional como em qualquer outra área de nossas vidas.  Mas o que é esta tal administração do tempo?

Ao buscarmos administrar melhor nosso tempo, nós devemos nos organizar, definir quais atividades devem realizadas, levando em conta a importância e urgência destas e criarmos rotinas de trabalho para que possamos realizar com menos tempo e de maneira mais assertiva nossas atividades.

Vamos usar uma analogia à construção de uma casa. Nos até conseguimos realizar esta construção sem fazer sem um projeto, sem ter ideia de que maneira iremos conduzir o trabalho ou até sem ter todos os materiais em mãos, mas resultado levará muito mais tempo para ser alcançado e não poderíamos garantir um resultado tão eficiente. Na administração do tempo, podemos usar este conceito. Ao realizar uma atividade de maneira desordenada, sem estabelecer critérios, chegaremos a um resultado, mas este não será tão rápido ou eficaz do que se tivéssemos nos organizado.



Um bom começo para saber como se organizar, é definir e entender quais atividades devemos dedicar nosso tempo.  Na ilustração abaixo temos um gráfico bem interessante que divide as atividades em quatro categorias e sugestões de ações para cada situação, apresentando também exemplos práticos de nosso dia-a-dia.
  

O mais importante é não tentar mudar sua rotina toda de uma vez, aplicando várias mudanças na maneira de trabalhar e se organizar. Mudanças muito radicais geralmente não funcionam. Vá adaptando aos poucos a sua rotina, realizando uma melhoria de cada vez. No momento que a melhoria virar uma rotina, parta para outra.  Para fazer mais, não precisamos fazer “correndo”. Um passo de cada vez também chegamos lá.

Autor: Micyellem Rodrigues - Analista de logística - Delta Cable

Share this

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »