Conheça a tecnologia que detecta objetos e pessoas em tempo real

10:40 AM

Vídeo Análise: A ferramenta para um monitoramento mais eficaz 

A vídeo análise usa dados de vídeos - através das imagens provenientes de câmeras de segurança - para solucionar problemas. Inicialmente, surgiu como resposta ao aumento de ameaças terroristas, voltada à detecção de eventos suspeitos por meio de vídeo em tempo real.

De caráter preventivo e repreensivo é uma ferramenta que pode realizar uma variedade de tarefas, como detectar e rastrear objetos, contar pessoas, contar carros, vigiar um perímetro ou um condomínio e até mesmo controlar incidentes de trânsito.

Monitoramento inteligente no trânsito


No tocante a trânsito, utilizando da análise inteligente de vídeo, consegue-se ampliar o uso do sistema de vídeo monitoramento – normalmente empregado apenas para segurança - para o controle de trânsito, otimizando-se assim o seu custo de instalação.

Linhas virtuais podem alertar a central de monitoramento sobre veículos trafegando na contramão de direção ou efetuando uma conversão proibida, enquanto a imagem da câmera também é utilizada para monitoramento de furtos em determinado cruzamento. Polígonos traçados na imagem podem alertar sobre veículos estacionados em local proibido. A leitura de placas através de OCR (Optical Character Recognition) é uma eficiente ferramenta para a busca de veículos roubados e otimização de blitz de trânsito. Existem ainda analíticos de vídeo para contagem e detecção de velocidade média de veículos, tornando a câmera uma poderosa ferramenta de auxílio operacional com entrega de dados estatísticos, que podem ser utilizados para o planejamento viário.

Crowd Detection - Detecção de Multidão


Centrais de monitoramento de CFTV que adotam o uso de vídeo análise tem como resultado do investimento o aumento da eficiência de operações para responder a incidentes. Diminui-se o efetivo operacional dentro de uma central de monitoramento quando se emprega sistemas de monitoramento cada vez mais inteligentes e pró ativos.

Em centrais de monitoramento tradicionais estima-se que cada operador do sistema deve ficar responsável pelo monitoramento de cerca de 30 câmeras. Em contrapartida, no monitoramento por vídeo análise, cada operador pode receber alertas de eventos de 150 câmeras diferentes facilmente, otimizando consideravelmente o seu trabalho.

Com sua superioridade e precisão em detectar rapidamente o problema, a vídeo análise eleva a categoria de um simples sistema de vídeo monitoramento para um sistema de gestão de dados através de imagens. Desta forma, o produto final de um sistema inteligente de CFTV deixa de ser apenas a entrega de imagens e passa a ser a entrega de dados estatísticos mensuráveis.

A Delta Cable - Distribuidor de valor agregado - oferece um vasto portfólio de soluções em tecnologia de segurança e monitoramento. Trabalhando com as marcas: Hanwha (Samsung), Hikvision, ISS, Aimetis, Digifort e Illustra.

Autor da Matéria: Lucas Kubaski - Gerente de Produtos da Delta Cable.




Share this

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »